Institucional

A Associação Comercial e Industrial de Laguna, fundada em 16 de abril de 1923, pelos Srs. Saul Ulysséa, Francisco Fernandes Pinho, Constantino Garofalis, Oliveira Castro, Hormínio Faísca, Humberto Zanela, João Guimarães Cabral e José Guimarães Cabral, empresários da cidade de Laguna. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, regida por seu estatuto. Sendo a quinta associação empresarial mais antiga do Estado de Santa Catarina, tem jurisdição no município de Laguna e abrange toda a área de influência geográfica do perímetro urbano e do interior da cidade. Com prazo de duração indeterminado, só cessará as suas atividades quando uma assembleia geral com os associados determinar tal decisão.

A entidade tem por objetivo, reivindicar interesses em prol do desenvolvimento do município e, principalmente das classes comerciais, industriais, turísticas e agropecuárias. Tem grande representatividade perante o poder público; representa e defende os pleitos dos seus associados com grande empenho na área social. Também presta serviços de assessoria jurídica; possui auditório para ministrar palestras, cursos e workshops preparando e qualificando profissionais para ingressarem no mercado de trabalho; marketing em datas especiais voltadas ao comércio; lobby político e empresarial; cartão de afinidades; ÚTIL card; informativo e publicações semanais. Ao longo dos seus 87 anos, a entidade desempenhou um importante papel como gestora e apoiadora de projetos que visassem o fortalecimento das empresas lagunenses.

Dentre as várias ações da ACIL, destacamos algumas que marcaram história, como a construção da estrada Laguna – Jaguaruna e do aeroporto. Também citamos aqui, o nome do presidente Carlos Bessa, que foi lutador das causa de Laguna, e lutou pela implantação da Siderúrgica Nacional, mas por um veto do então presidente da República, Getúlio Vargas, não pode concretizar seu projeto.

A ACIL também teve participação na implantação do corpo de bombeiros, além da aquisição da sede própria da entidade. Houve também o apoio incondicional para a implantação da 9ª Guarnição Especial da Polícia Militar de Laguna na gestão 2005/2007. Na mesma época, houve a captação de materiais de construção entre os associados para viabilizar a reforma de uma ala do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, surgindo assim na cidade a primeira ala psiquiátrica, com 10 leitos, hoje referência em toda a região. Há 15 anos, a ACIL é a responsável pela realização do projeto Laguna Natal dos Sonhos com o apoio da Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas é parceira do evento desde 2003.

A ACIL tem participação efetiva no Conselho Municipal de Turismo, Conselho do Meio Ambiente, Conselho Político Empresarial, Plano Diretor, Plano de Habitação, Conselho de Desenvolvimento Regional, Cadeira na diretoria do Hospital, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar Conselho Municipal da Comunidade do Fórum da Comarca de Laguna e Conselho Municipal da Saúde. São parceiros da entidade: Sesc, Iphan, Prefeitura Municipal, 19ª SDR, Hospital de Laguna, Pastoral da Pesca, Núcleo de Ensino Profissionalizante, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sindicatos, Associações, Fundações e outros órgãos.

Em abril de 2010, a entidade passou a se chamar ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE LAGUNA, devido à adequação estatutária e para estar em conformidade com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. A ACIL é a voz ativa dos empresários junto aos órgãos governamentais, representantes municipais, estaduais e federais, organizações públicas e privadas. “Nosso lema é construir a cidadania”.

top